top of page

Saiba como identificar uma pirâmide financeira e não caia em golpes


O sonho de enriquecer e acumular grandes fortunas é bastante comum entre pessoas de todas as idades. Aproveitando desse desejo, criminosos agem com um golpe bastante antigo e conhecido, mas que ainda faz múltiplas vítimas — o esquema de pirâmide financeira.


Por meio de propostas de investimentos com ganhos mirabolantes e rápidos, muitas pessoas colocam o seu capital na mão de golpistas todos os anos. As perdas causadas costumam distanciar potenciais investidores do mercado real, causando prejuízos que vão além de suas vítimas.


Quer saber mais sobre esse assunto e como identificar uma pirâmide financeira para não cair em golpes desse tipo? Então prossiga com a leitura deste post!


O que é e como funciona uma pirâmide financeira?

Um esquema de pirâmide financeira é uma fraude que promete lucros elevados e rápidos por meio de investimentos e recrutamento de interessados. A estrutura lembra uma pirâmide, em que os participantes no topo convocam outras pessoas — que ficarão abaixo deles na hierarquia, formando camadas sucessivas.


Geralmente, não há investimentos reais, pois a receita vem do recrutamento. Cada novo membro investe um dinheiro, sendo que o recurso é usado para pagar os participantes dos níveis superiores.


Em geral, o sistema colapsa quando a pirâmide para de recrutar, causando perdas para a maioria dos seus integrantes.


Como identificar uma pirâmide financeira e não cair nesse golpe?

Mesmo que o esquema de pirâmide seja uma prática ilegal e passível de penalidades na esfera criminal, ela continua sendo utilizada por criminosos no mundo todo. Desse modo, é importante saber como identificar esse esquema para não cair em golpes desse tipo.


Veja dicas que podem ajudar!


Análise as informações sobre o investimento

Em muitos casos, o esquema de pirâmide não oferece um investimento real, como visto. Na verdade, o falsário até pode usar uma nomenclatura semelhante à de um ativo ou produto que existe no mercado, mas a alocação do recurso nunca é realizada.


Nesse sentido, é pertinente exigir e analisar documentos que demonstrem como o investimento funciona e sua real existência. A falta de clareza sobre o negócio, bem como o forte apelo na busca de novos membros, são indícios de um inegável esquema de pirâmide.


Desconfie de propostas de ganhos irreais

O meio mais comum de atrair investidores para um esquema de pirâmide é a oferta de ganhos muito superiores ao que o mercado oferece. Logo, sempre desconfie de propostas de lucros elevados, especialmente no curto prazo.


Tenha em mente que resultados consistentes com investimentos costumam demandar prazos maiores. Afinal, a volatilidade do mercado tende a ser maior em prazos menores, o que pode aumentar os riscos da operação.


Pesquise sobre a empresa ou os envolvidos

Uma forma de evitar cair em esquemas de pirâmide é pesquisar sobre a empresa ou as pessoas envolvidas na oferta. Quando a proposta traz promessa de investimentos, a busca pode ser feita em órgãos oficiais, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ou na B3 (a bolsa de valores brasileira).


Também é válido verificar a reputação dos envolvidos na própria internet. Por exemplo, é o caso de procurar o nome da instituição ou do responsável pelo investimento em sites como o Reclame Aqui, no qual pessoas que já tiveram algum problema podem registrar suas reclamações.


Depois de aprender o que é e como funciona o esquema de pirâmide financeira, você terá mais facilidade para evitar ser uma vítima desse tipo de fraude. Para tanto, não deixe de aplicar as dicas deste artigo para reconhecer e se distanciar de esquemas com esse funcionamento


Você quer zerar o risco de cair em golpes financeiros? Entre em contato conosco e fale com um assessor de investimentos profissional!



 


Para continuar se atualizando sobre o mercado financeiro, nos siga nas redes sociais e confira conteúdos exclusivos. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!




bottom of page