top of page

Como descobrir se uma instituição é segura na hora de investir o seu dinheiro?


Investir é um passo fundamental para quem deseja fazer o seu patrimônio crescer. Mas para conseguir atingir esse objetivo, é necessário escolher uma boa alternativa de investimento e saber se a instituição que oferece a alternativa é segura.


Lembre-se de que segurança é a base para uma alocação de recursos bem-sucedida e para proteger seu capital ao longo do tempo. Sem esse cuidado, você pode não conseguir rentabilizar o seu capital do modo desejado ou, em casos mais extremos, perder a quantia investida.


Portanto, acompanhe neste post como descobrir se uma instituição é segura no momento de investir o seu dinheiro.


Não perca!


Qual é a importância de analisar a instituição antes de investir?

O acesso a grande parte dos investimentos disponíveis no mercado financeiro depende da atuação de um intermediário. Essa é a determinação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) — o órgão regulador e fiscalizador do mercado nacional.


Por exemplo, você não conseguirá comprar um título do Tesouro Selic por conta própria, acessando diretamente a plataforma do Tesouro Direto — na qual esse investimento é disponibilizado. A aplicação só pode ser feita por uma instituição financeira credenciada.


O mesmo acontece com outros investimentos — de renda fixa ou renda variável. Dessa forma, contar com o intermédio de uma instituição regular e de confiança é fundamental para que você tenha segurança e proteção institucional ao investir.


Ao optar por uma instituição segura, você terá mais garantias de que os seus recursos serão empregados em alternativas verdadeiras e regulamentadas. Assim, as chances de cair em golpes ou fraudes financeiras reduzem.


Como identificar instituições seguras?

Sabendo que você precisará contar com o intermédio de uma instituição financeira para investir, é preciso aprender a identificar se a escolha é segura.


Veja as dicas a seguir e saiba analisar a credibilidade da instituição financeira!


Confira se a instituição é regulada pelo Banco Central

O Bacen (Banco Central) é a autoridade monetária máxima do país. Logo, para uma instituição oferecer serviços financeiros de maneira regular, ela deverá ter a atividade permitida e ser cadastrada junto ao órgão. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou CNPJ no site do Bacen.


Busque informações em órgãos oficiais

Outra maneira de verificar a segurança de uma instituição é buscar informações em órgãos oficiais. Você poderá pesquisar se ela possui cadastro na CVM ou na B3 (a bolsa de valores brasileira).


Também vale verificar se os profissionais que atuam na instituição possuem as certificações exigidas para o exercício de atividades no mercado financeiro.


Analise a reputação da instituição na internet

Uma forma eficiente de evitar cair em golpes e fraudes é avaliar a reputação da instituição na internet. Sites como o Reclame Aqui podem revelar os problemas mais recorrentes com produtos e serviços prestados, qualidade do atendimento e tempo de resposta, por exemplo.


Nesses sites, dificilmente você encontrará instituições que possuem uma área de compliance ou atuem com ética profissional. Afinal, companhias com esse cuidado não costumam passar informações enganosas ou oferecer opções que não atendam ao perfil e objetivos dos clientes.


Desconfie de ofertas extraordinárias

Embora existam alternativas que possam multiplicar o seu patrimônio, raramente essa meta acontece no curto prazo. Isso porque muitos investimentos demandam um período maior de maturação para apresentar bons resultados. Então duvide de promessas de lucros elevados e rápidos.


Como você aprendeu, é possível ter ganhos financeiros com investimentos, principalmente quando se considera o longo prazo. Mas, para investir com proteção e eliminar as chances de cair em golpes e fraudes, contar com o intermédio de uma instituição segura e confiável é fundamental.


Quer investir de forma segura e com o apoio de profissionais qualificados? Entre em contato com a Futureinvest e saiba mais!


 

Para continuar se atualizando sobre o mercado financeiro, nos siga nas redes sociais e confira conteúdos exclusivos. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!











bottom of page