top of page

Conheça o histórico de inflação no Brasil e como ela afeta os investimentos


O histórico de inflação do Brasil requer atenção, já que o país sofreu anteriormente o avanço acelerado nos preços. Para os investidores, é ainda mais importante conhecer esse cenário, já que os resultados dos investimentos podem ser impactados.


Nesse sentido, vale a pena saber quais são os efeitos do avanço dos preços nos investimentos e como lidar com eles. Assim, você entenderá como proteger seu dinheiro de modo mais efetivo, favorecendo o alcance dos seus objetivos financeiros.


Quer descobrir como é o histórico de inflação no Brasil e como ele pode afetar os investimentos? Continue a leitura e saiba mais!



O que é inflação?

A inflação representa o aumento contínuo e generalizado dos preços de produtos e serviços em uma economia. Esse é um fenômeno que pode ocorrer por diversos motivos, como desequilíbrio entre oferta e demanda, aumento nos custos de produção e maior quantidade de dinheiro em circulação.


A medição oficial da inflação no Brasil é dada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ele é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


No Brasil, a meta de inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (Bacen) fica responsável pela política monetária. A atuação para manter o avanço de preços na meta é relevante, em especial, pelo histórico inflacionário brasileiro.


Em 1970, por exemplo, a taxa anual de inflação no país era de 19,3%. Na década de 1980, o cenário piorou e, em 1989, a inflação anual chegou a ser de 1.782,9%. Mais recentemente, 2015 e 2021 foram os anos com maiores inflações: 10,67% e 10,06% ao ano, respectivamente.



Como ela afeta os investimentos?

Para os investidores, ter atenção ao histórico de inflação no Brasil e seus efeitos é ainda mais relevante. Afinal, a variação nos preços pode ter impactos diretos no desempenho dos investimentos — em especial, considerando a rentabilidade real.


Ela representa o quanto o seu patrimônio realmente evolui ao longo do tempo, descontando a inflação. Logo, se a taxa inflacionária for muito elevada, há mais chances de o seu retorno real ser negativo.


Ainda, vale considerar que a inflação afeta as classes de investimentos, inclusive a renda variável. Um dos motivos é que o Bacen pode controlar o índice por meio do aumento da Selic, que é a taxa básica de juros da economia.


Com isso, as empresas tendem a ter mais problemas para captar recursos, o que pode interferir no desempenho delas. Também há um desestímulo ao consumo, o que pode afetar a performance de diversos investimentos, como ações e fundos.


Outro ponto importante é que a inflação eleva a volatilidade geral do mercado, aumentando os riscos dos investimentos. O processo pode levar a uma redução generalizada no volume de negociações na renda variável, impactando a liquidez dos ativos.



Como proteger seu dinheiro da inflação?

Conforme você acompanhou, a inflação interfere no desempenho dos investimentos, sendo fundamental saber como ter proteção contra ela. Nesse sentido, uma alternativa é focar na diversificação.


Com essa estratégia, você expõe seu patrimônio a diferentes riscos, o que ajuda a evitar a concentração e a garantir mais proteção para seus resultados. Nesse sentido, é interessante pensar em alocar os recursos em ativos, classes e mercados diferentes, já que isso permite aproveitar condições distintas.



Neste artigo, você conheceu melhor o histórico de inflação do Brasil e viu como o avanço de preços pode afetar seus resultados. Entre as formas de se proteger desse cenário, recorrer à diversificação de investimentos é uma possibilidade para considerar.


Essas informações foram úteis para você? Compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude mais pessoas a terem esse conhecimento!


Quer saber mais sobre como proteger seu patrimônio da inflação? Entre em contato com a Futureinvest e tenha o apoio de uma equipe especializada!



Para continuar se atualizando sobre o mercado financeiro, nos siga nas redes sociais e confira conteúdos exclusivos. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!

bottom of page