5 Livros obrigatórios para investidores em ações


Quem investe, especialmente no mercado de renda variável, precisa dedicar tempo para ampliar o conhecimento. Nesse sentido, existem inúmeros livros para investidores que desejam tomar decisões mais acertadas nos investimentos em Ações.


Um investidor que não se atualiza sobre o mercado financeiro fica mais suscetível a cometer erros de investimento. Além disso, você pode aprender a melhorar seus resultados com a experiência dos maiores investidores do mundo.


Há diversos bons livros sobre o assunto disponíveis no mercado atualmente. Dentre eles, há alguns que são leitura obrigatória para quem deseja iniciar seus investimentos na bolsa de valores.


Neste artigo, vou apresentar os 5 livros que todos os investidores em Ações devem ler. Confira!


1. O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Benjamin Graham é considerado um dos maiores consultores de investimentos do século XX. Ele foi capaz de revolucionar o mercado financeiro do mundo ao atuar como investidor e acadêmico.


Graham tinha uma carreira de economista, professor e escritor. É conhecido por alguns como o pai do Value Investing (investimento em valor) e da análise fundamentalista.


Seus ensinamentos foram fundamentais para que os investidores tivessem mais sucesso nos investimentos. Inclusive, Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, foi seu aluno e seguidor e ainda utiliza seus conhecimentos.


O livro “O Investidor Inteligente” não traz um modelo ou fórmula mágica para investir. A obra, que é considerada um clássico, funciona como um guia para os investidores. Ela mostra como Graham escolheu seus investimentos ao longo dos anos.


Quem deseja obter lucros a partir de análises completas de empresas e setores também pode ter a obra como um manual. Portanto, o livro é indispensável para aqueles que desejam investir em Ações.


2. Investidores Conservadores Dormem Tranquilos (Philip Fisher)

Philip Fisher foi outro dos investidores mais influentes do mundo. Ele escreveu livros e teorias que influenciaram a forma de investir de muitas pessoas que tiveram sucesso nos investimentos. A visão de Fisher na área era de longo prazo.


Seus conceitos em relação aos investimentos na bolsa de valores ainda têm grande influência no mercado. O autor se formou em economia pela Universidade de Stanford e trabalhou como analista de valores mobiliários por muitos anos.


O livro que estou indicando é uma de suas obras mais importantes. Nela, Fisher mostra como ganhar dinheiro por meio do que ele considera as quatro dimensões de um investimento:


  • a primeira inclui as características da empresa na qual o investidor pretende investir;

  • a segunda dimensão é o fator humano;

  • a terceira são as características intrínsecas à natureza do próprio negócio;

  • a quarta dimensão é a proporção entre preço e rendimento.

O leitor pode conferir informações sobre como agir e criar oportunidades para ganhar dinheiro mesmo em épocas de crise. O autor também conta a sua trajetória de vida, o início da carreira e como desenvolveu sua forma de pensar e investir.


3. O Jeito Warren Buffett de Investir (Robert G. Hagstrom)

Warren Buffet é o mais famoso investidor de todos os tempos e ainda é considerado um dos mais importantes da atualidade. É difícil encontrar investidores de Ações que não tenham ouvido falar no “oráculo de Omaha”.


Buffett se graduou em Economia e se especializou na Universidade de Columbia, com Benjamin Graham. Eles trabalharam juntos por alguns anos em um negócio de gestão de investimentos. Depois, Buffett criou a própria empresa.


O livro escrito por Hagstrom sobre o megainvestidor é uma obra atemporal que, apesar de escrita em 1990, continua atual e interessante. Afinal, ele trata das estratégias de investimento de um dos principais nomes do mercado financeiro.


A obra mostra como Buffett utiliza a análise fundamentalista em suas tomadas de decisão. Outro ponto importante da leitura é o ensinamento acerca da volatilidade do mercado. A ideia é que, conhecendo o investimento, as oscilações dos preços não devem assustar o investidor.


4. A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações (Joel Greenblat)

O autor Joel Greenblatt é professor da Columbia Business School e gestor de fundos de hedge. Essa sugestão é de um dos seus livros mais importantes. A obra ensina uma fórmula para bater o mercado de Ações e que traz retorno para seus investimentos a longo prazo.


No entanto, ao seguir as recomendações de Greenblatt, é importante ter disciplina e paciência. Embora fale de mágica, sabemos que no mercado é preciso aguardar que seus ganhos fiquem acima da média do mercado ao longo dos anos.


A fórmula já é conhecida por investidores de longo prazo: consiste em identificar empresas que tenham alto valor e fundamentos sólidos. Tais companhias também precisam ser negociadas a preços mais baixos no mercado.


Para identificar essas oportunidades, o autor sugere a criação de um ranking, que pode ser montado utilizando alguns índices. São eles: ROE (Retorno Sobre o Patrimônio Líquido) e o P/L, calculado pela divisão do preço de uma Ação pelo lucro líquido de cada papel.


5. O Investidor de Bom Senso (John C. Bogle)

John C. Bogle foi um dos maiores investidores dos Estados Unidos. E um dos seus objetivos de vida era reduzir os custos dos investimentos em Ações para que mais pessoas tivessem acesso a eles. Esse pensamento o levou a criar o primeiro Fundo de Índice disponível para os investidores.


A obra “O Investidor de Bom Senso” é considerada um guia clássico para atuar de forma inteligente no mercado financeiro. O autor revela no livro como ter o melhor desempenho, apresentando o que considera a estratégia mais simples e eficiente: os Fundos de Índice (ETFs).


O livro traz conselhos práticos para os investidores e diversos ensinamentos. Entre eles, Bogle mostra como construir uma carteira diversificada de baixo custo sem correr alguns riscos que existem em Ações individuais.


Ele também aponta o que acadêmicos brilhantes e investidores experientes, como Warren Buffett e Benjamin Graham, têm a dizer sobre investimentos.


Mesmo que você já invista em Ações, vale a pena aproveitar o conhecimento adicional que esses 5 livros podem oferecer para os investidores. Lembre-se que quanto mais você se preparar, maiores são as chances de obter êxito nos investimentos em renda variável!


Gostou do conteúdo? Então, complemente a sua leitura e confira as 4 dicas que preparei para você ter sucesso investindo na bolsa!


André Bona:


Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, ensinando milhares de pessoas a investirem melhor, Bona é professor, palestrante e parceiro de conteúdo do BTG Pactual digital.



O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado no blog do BTG Pactual Digital, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.