top of page

Liquidez corrente: entenda a importância de analisar esse indicador ao investir em empresas da bolsa


O termo liquidez indica a rapidez com que um investimento pode ser convertido em dinheiro disponível para uso. No contexto financeiro, os ativos com alta liquidez possibilitam resgates rápidos.


Mas você sabe o que é a liquidez corrente? Ela também é um indicador e costuma ser considerada na hora de escolher ações para investir na bolsa de valores. Por essa razão, vale a pena saber mais sobre esse índice.


E para isso, continue a leitura e entenda a importância de analisar a liquidez corrente das empresas!


O que é e qual a importância desse indicador para os investimentos?

A liquidez corrente reflete a capacidade de pagamento de uma empresa no curto prazo. Desse modo, o índice fornece uma visão objetiva da situação econômica de uma organização em relação às suas obrigações financeiras com vencimento no curto prazo — ou seja, em até 12 meses.


Assim, a liquidez corrente contribui para a elaboração da análise fundamentalista sobre a companhia. Por sua vez, esse indicador considera patrimônio, situação financeira, expectativas para resultados futuros e risco de endividamento.


Dessa forma, a análise proporciona um panorama abrangente sobre o negócio, permitindo antecipar expectativas de crescimento e sustentabilidade a longo prazo. Para o investidor, essas informações se tornam parâmetros que ajudam a embasar a escolha de empresas para alocação de capital.


Afinal, com mais dados, é possível tomar decisões embasadas e estratégicas, minimizando riscos e otimizando o potencial de rendimentos da sua carteira.


Como esse índice é calculado?

Entendendo o que é a liquidez corrente, você pode ter interesse em saber como esse índice é calculado. Para começar, é necessário definir os ativos e passivos circulantes. 


No primeiro grupo estão os recursos financeiros como dinheiro em caixa, contas a receber, estoque e aplicações financeiras de curta duração. Já nos passivos circulantes estão os empréstimos, fornecedores, folha de pagamento, impostos e obrigações que precisam ser pagas no curto prazo.


Com esses dados, basta aplicar a seguinte fórmula:


Liquidez Corrente = Ativos Circulantes / Passivos Circulantes


Vale destacar que empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar periodicamente documentos financeiros em que é possível retirar essas informações. Entre eles estão o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial.


Como interpretar a liquidez corrente na análise de ações?

Além de conhecer a fórmula da liquidez corrente, é importante saber interpretar o resultado. Nesse caso, o ideal é que o índice seja sempre superior a 1, pois isso indica que a empresa possui mais ativos do que passivos, operando em uma condição positiva.


Dessa maneira, a liquidez corrente sugere que a companhia pode manter suas operações ativas sem grandes problemas, garantindo estabilidade financeira. No entanto, quando o resultado é igual a 1, a compreensão é de que o capital circulante da empresa é nulo.


Essa situação pode não ser favorável, já que ela indica a ausência de sobra de recursos após o pagamento de dívidas e despesas, levando a uma condição financeira mais limitada. Por fim, se o índice de liquidez corrente for menor do que 1, é um sinal de alerta.


Isso implica que o capital circulante da empresa está negativo, revelando a possibilidade de a organização não conseguir honrar suas obrigações de curto prazo com os recursos disponíveis. Entretanto, o indicador não deve ser avaliado de maneira isolada, já que podem existir diferentes justificativas para o resultado obtido.


Neste artigo, você descobriu o que é a liquidez corrente e como analisá-la ao investir em ações da bolsa. Assim, essas informações podem ajudar a tomar decisões fundamentadas, o que contribui para uma carteira mais equilibrada.


Além da liquidez corrente, outras questões devem ser consideradas ao investir. Entenda como estruturar um portfólio de investimentos mais estratégico!

bottom of page