top of page

Como investir em ouro: aprenda a proteger sua carteira em tempos de crise


Você sabe como investir em ouro?


O ouro é uma das moedas mais conhecidas da nossa civilização, tradicionalmente usado nas trocas financeiras e comerciais das sociedades antigas. E é interessante saber que o passar do tempo não diminuiu a importância dele como investimento.


Ainda que os papéis-moedas tenham surgido, aprender como investir em ouro é relevante para quem busca uma carteira diversificada e protegida de variações. Isso porque uma das principais funções dele é oferecer segurança.


O ouro está entre os ativos mais estáveis do mercado financeiro, ajudando a segurar quedas em períodos de crise e equilibrar o portfólio de investimentos. Então, que tal saber mais sobre ele?


Continue me acompanhando neste artigo descubra algumas das principais maneiras de investir em ouro!


Qual a importância do ouro?


No mercado financeiro, alguns ativos são conhecidos por oferecer um nível de estabilidade diante da queda das bolsas de valores. É o caso do dólar, usado como hedge por muitos investidores. A lógica por trás da escolha é que ele tem uma baixa correlação com a bolsa.


Ou seja, é esperado que, enquanto o preço das ações cai, a cotação do dólar aumenta. O mesmo acontece com o ouro. Contudo, ele é ainda mais estável do que a moeda norte-americana. Afinal, moedas estão expostas às decisões econômicas do país que as imprime.


Já o ouro é um metal precioso e raro. Sua escassez faz com que ele tenha preços significativos. Além disso, como não depende da impressão de papel-moeda, o metal mantém mais equilíbrio ao longo do tempo.


Muitos países, por exemplo, têm suas reservas financeiras no ouro — o que se configura como mais um fenômeno que dá importância ao ativo, especialmente durante crises. Com a junção de todas as características, ele se torna um dos investimentos mais estáveis.


É importante dizer que a estabilidade não significa ausência de riscos. Antes de saber como investir em ouro, você precisa entender que ele é um ativo da renda variável e está exposto às oscilações no preço devido à lei de oferta e demanda.


Como investir em ouro?


O ouro pode ser utilizado tanto para investimento quanto para especulação. No primeiro caso, o objetivo está no que foi comentado anteriormente: a proteção da carteira. O investidor se sente mais seguro em relação às instabilidades dos demais investimentos da renda variável.


Já na especulação o intuito é de acompanhar as oscilações na cotação do metal e conseguir lucrar com elas. Em ambos os casos, existem diversas formas de investir ou operar com o ouro. Conheça as principais a seguir!


Ouro físico


Uma das formas mais comuns de investir em ouro é adquirir ouro físico. É possível, portanto, comprar o ouro fisicamente, caso você tenha interesse.


Entretanto, existe alguma burocracia para organizar a compra e venda do ativo. Em primeiro lugar, ele só pode ser vendido por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.


A compra é feita mediante um cadastro para lhe autorizar a ter o ativo físico. Além disso, é necessário escolher um banco custodiante para guardar seu ouro — é viável guardá-lo em casa, mas não é a alternativa mais segura.


Investir em ouro dessa forma tem algumas desvantagens relevantes. Uma delas está ligada à liquidez: é mais fácil vender o ativo quando você opera com ele pelo mercado financeiro, e não fisicamente.


Outro ponto que merece atenção é a própria segurança. Ter o ouro em casa gera o risco de sofrer furtos ou assaltos. Escolher uma instituição custodiante que não seja segura também envolve riscos de perda.



Contratos futuros


Mais uma opção para ter o ouro na carteira é por meio dos contratos futuros — muito utilizados em estratégias de especulação. Nesse caso, a compra e venda acontece por meio de derivativos no mercado futuro, e não por meio da compra do ouro em si.


São negociados contratos de compra ou venda visando uma data futura. Os contratos têm lastro em ouro, portanto, seguem as variações da cotação do ativo ao longo do tempo. Por isso, especuladores os utilizam para obter lucro com a subida ou queda do preço.


Os contratos futuros de ouro são operados na bolsa de valores, por meio de tickers específicos. Eles podem envolver um lote padrão de 250 gramas ou um lote fracionado padrão— de 10 gramas. Uma vantagem de utilizá-los é contar com maior liquidez.


Joias


Ter joias fabricadas em ouro é mais uma das formas tradicionais de investir no metal. Mas, assim como o ouro físico, ela apresenta a desvantagem da insegurança relacionada aos furtos ou roubos. Outro revés importante é a qualidade do material.


O ouro negociado em bolsa precisa ter qualidade garantia — de 24k. Já em joias, muitas vezes, são utilizados materiais de menor qualidade, como de 18k. A liquidez também se configura como uma desvantagem, já que nem sempre é simples ou rápido vender joias.


Fundos de investimentos


Por fim, uma alternativa com liquidez interessante e praticidade são os fundos de investimentoscom aportes em ouro. Eles são muito utilizados por investidores que têm uma visão de longo prazo e desejam operar de maneira mais simples do que no mercado futuro.


Os fundos de investimentos apresentam gestor profissional e montam um portfólio de acordo com um objetivo central. No caso daqueles que investem em ouro, o intuito geralmente é o equilíbrio e a segurança contra instabilidades.


Uma vantagem dos fundos para quem quer saber como investir em ouro é a liquidez. As regras de resgate das cotas, contudo, dependem de cada fundo. Outro ponto positivo em relação às demais alternativas é ser acessível a investimentos menores.


Acesse nosso catálogo de fundos e encontre o fundo de investimento ideal para você!


Qual a melhor opção para investir?


Conhecendo as principais alternativas de como investir em ouro fica mais fácil escolher a melhor opção para o seu caso. Como visto, de modo geral, os fundos de investimentos se apresentam mais práticos e seguros para investidores.


Para investir neles basta ter uma conta em um banco de investimentos e conhecer os produtos oferecidos. O BTG Pactual digital, por exemplo, oferece fundos que investem em ouro tendo como base tanto o Real quanto o Dólar.


Um exemplo é o Fundo Multimercado Ouro. Ele segue uma estratégia multimercado e pode ser interessante a investidores que tenham um perfil moderado ou mais arrojado.


É possível investir neste fundo com exposição ao ouro com aportes relativamente baixos – o que aumenta a acessibilidade a mais investidores. Para conhecer todas as opções de fundos para investir em ouro, vale a pena conferir a plataforma do BTG Pactual digital.


E então, você gostou da ideia de saber mais sobre como investir em ouro? Considere as informações deste post, conheça as opções mais vantajosas para a sua carteira e veja se vale a pena utilizar o ativo como hedge para se proteger de variações.


Ficou com alguma dúvida sobre o assunto abordado? Deixe um comentário!




 

O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado no blog do BTG Pactual Digital, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.

bottom of page