top of page

Investimentos PJ: conheça soluções para empresas!


Além de pensar em estratégias operacionais para alcançar melhor eficiência e se destacar do seu mercado, a gestão de um negócio envolve mais elementos — em especial no campo financeiro. Para isso, os investimentos para empresas podem ser uma alternativa.


Afinal, fazer movimentações no mercado financeiro pode trazer muitos benefícios para a gestão do empreendimento. Além de eles fazerem o dinheiro render, os investimentos ajudam a organização a criar uma reserva financeira, por exemplo.


Sabendo dessa importância, neste artigo você saberá quais são os principais investimentos para pessoas jurídicas e as características de cada um deles para as empresas.


Aproveite a leitura!


Fundos de investimento

Comprar cotas de fundos de investimentos pode ser uma solução para as empresas. Os fundos são veículos coletivos do mercado financeiro constituídos a partir da reunião de diversos investidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.


O patrimônio dos fundos de investimento é movimentado pela equipe de gestão do veículo e as operações acontecem seguindo o tipo do fundo. Entre os principais exemplos estão:

  • fundos de ações (FIAs);

  • fundos de renda fixa;

  • fundos multimercado (FIM);

  • fundos imobiliários (FIIs);

  • exchange traded funds (ETFs) ou fundos de índice.


A principal vantagem que os fundos oferecem é a praticidade, já que as movimentações não ficam sob responsabilidade do investidor. No entanto, é preciso analisar as características e a estratégia de cada veículo antes de investir para entender os riscos e as oportunidades do investimento.


CDBs

As empresas também têm a oportunidade de investir em certificados de depósitos bancários (CDBs). Esses são títulos de renda fixa emitidos por instituições bancárias como instrumentos para captar recursos.


Os CDBs se destacam pela previsibilidade, já que os títulos têm uma data de vencimento e o investidor sabe de antemão como a rentabilidade funciona.

Ela pode ser:

  • prefixada: definida previamente e imutável até o vencimento;

  • pós-fixada: acompanha um indexador, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI);

  • híbrida: combina rentabilidade pré e pós-fixada.


A liquidez, que é a facilidade de resgate, depende das regras definidas pela instituição. Entretanto, para empresas em busca de investimentos para criar uma reserva financeira, é mais estratégico selecionar um CDB pós-fixado com liquidez diária. Isso ocorre porque o resgate é rápido e as chances de perda são menores.


Ações

As empresas também podem investir em ações negociadas na bolsa de valores. Nesse caso, elas estarão se tornando acionistas de outras companhias e passarão a expor parte do capital à performance dessas companhias.


Vale a pena destacar que esse investimento tende a ser mais vantajoso a longo prazo. Isso acontece porque as ações estão presentes na renda variável, em que não há garantias de retorno e os riscos são mais altos.


Já os lucros podem ser provenientes de diferentes fontes, como a venda dos ativos após a valorização. Pessoas jurídicas também podem ganhar com repasses de lucro feitos pela companhia, como os dividendos.

Além dessas oportunidades, existem outros investimentos de renda fixa e variável para considerar. Para entender qual a melhor alternativa para PJ, é preciso saber os riscos que a empresa está disposta a assumir. Além disso, é fundamental ter um objetivo claro para o dinheiro, como proteção, rentabilidade a longo prazo ou composição de reserva.


Conforme você aprendeu, os investimentos para empresas tendem a ser interessantes para o negócio rentabilizar seus recursos financeiros. Agora que você conferiu exemplos de alternativas do mercado financeiro, é possível escolher o mais adequado enquanto pessoa jurídica.



Quer saber mais sobre investimentos para PJ? Conte com o suporte dos assessores da Futureinvest!






bottom of page