top of page

Acordo de paz entre Ânima e Ser envolve até 55 mil alunos da Laureate


O acordo entre a Ânima e a Ser Educacional, para dar fim ao imbróglio com a operação da Laureate no Brasil, envolve um total de 55 mil alunos considerando todos os ativos listados nos documentos, conforme o EXAME IN apurou com fontes próximas ao negócio. Trata-se de 20% da base total em negociação. Aparentemente, está todo mundo satisfeito.  A Laureate sai já do Brasil e com dinheiro debaixo do braço, a Ânima faz uma transação altamente estratégia para sua expansão e a Ser ainda consegue ampliar seu portfólio.


Do total envolvido no acordo, são 17 mil estudantes dentro das operações da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), estado de origem do fundador da Ser, Janguiê Diniz, e do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG). Essas são as unidades que poderão ser recebidas pela Ser Educacional como pagamento pela multa de 180 milhões de reais.


Essa conta é parte do acordo de preferência que a companhia de Diniz e o grupo americano assinaram em setembro. Era devida caso a Laureate optasse por uma outra proposta de compra, que não a da Ser. Agora, é prerrogativa de Diniz decidir se prefere dinheiro ou ativos. A definição precisa ser feita até dia 4, quarta-feira da próxima semana. A Ser já suspendeu todas as judicializações que tinha iniciado, questionando a escolha da Laureate.


Como parte do tratado de paz, também foram fechados dois contratos de opções envolvendo os seguintes ativos, juntos ou separados: UniRitter, Fadergs e IBMR, que ficam nos Estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. No total, são 38 mil alunos nesse grupo. Há valores pré-fixados para os negócios, que são diferentes para cada parte. É simples, mas complicado. Do jeito complicado são puts e calls.


Do jeito mais fácil: a Ânima tem obrigação de vender essas faculdades à Ser se essa pagar o que quer receber. Por outro lado, a Ser tem obrigação de comprar tais operações se a Ânima aceitar o valor que ofereceram. Por óbvio, Ânima quer receber mais e a Ser, pagar menos.




 

O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado na Exame, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.

bottom of page