top of page

Qual é o melhor Fundo de Investimento?


Certamente você já me ouviu falar que as aplicações em fundos de investimento possibilitam ao investidor o acesso a investimentos com gestão profissional. Talvez você também saiba que muitos fundos de investimento permitem aportes iniciais bastante acessíveis a qualquer interessado.


Mas, você já parou para pensar sobre qual é o melhor fundo de investimento? Ou qual tipo de fundo é o mais indicado para você?


Neste artigo, explicarei sobre os principais tipos de fundos e em quais situações cada um deles podem fazer mais sentido na carteira de investimentos. Assim, você conseguirá tomar decisões mais acertadas, escolhendo o melhor fundo de investimento para suas necessidades.


Boa leitura!


Tipos de Fundos de Investimento x planejamento

Primeira coisa que você precisa saber para escolher o melhor fundo de investimento é que existem três principais tipos de fundos de investimento: os Fundos de Renda Fixa, os Fundos Multimercados e os Fundos de Ações.


Além disso, antes de escolher onde investir, é fundamental entender a importância de um planejamento individual. Somente desta forma você conseguirá verificar se o investimento está ou não alinhado aos seus objetivos pessoais e se o prazo do investimento está de acordo com seus planos.


Considere, por exemplo, se os seus planos para este investimento são de curto prazo. Se o seu objetivo é ter o dinheiro disponível para uso em caso de necessidade, precisará considerar esta questão na hora de escolher o melhor fundo de investimento para aportar este capital – que precisará ter liquidez.


Se, entretanto, os seus objetivos são para longo prazo – pensando na independência financeira e na aposentadoria, talvez precisará escolher outra opção de fundo para esta necessidade. O mesmo vale para objetivos intermediários.


Entenda melhor esta relação entre os tipos de fundos de investimento e o planejamento para seus investimentos a seguir:


Fundos de Renda Fixa

Os Fundos de Renda Fixa têm como principal característica a aplicação majoritária em ativos de renda fixa. Os mais populares fundos deste tipo são os Fundos de Renda Fixa Referenciados, que buscam acompanhar um índice – como o CDI.


Por conta desta característica principal, os Fundos de Investimento de Renda Fixa costumam ser mais adequados para atender prazos de resgates imediatos. São indicados para planos financeiros de curto prazo e datas fixas como, por exemplo, aquisição de bens e viagens.


Entra nesse grupo de necessidades também a Reserva de Emergência, que tem a característica de precisar estar disponível para uso imediato em caso de necessidades e imprevistos.


O importante é que você tenha seu dinheiro investido com segurança, buscando uma aplicação com rendimentos positivos e sem correr riscos de ter prejuízos no momento de resgate.


Dessa forma, os Fundos de Renda Fixa podem ser o melhor fundo de investimento para objetivos de curto prazo, com utilização em até 2 anos do valor investido.


Fundos de Ações

Já em relação aos Fundos de Ações, é importante ter em mente que estes são fundos que investem em ações. E as ações têm características de um investimento com horizonte de longo prazo.


Portanto, as aplicações nos fundos de ações devem ser realizadas caso o dinheiro investido também apresente a finalidade de longo prazo – um prazo de, pelo menos, 5 anos.


O melhor fundo de investimento para um investimento que será mantido por, no mínimo 5 anos, portanto, poderá ser o Fundo de Ações.


Fundos Multimercado

Quanto aos Fundos Multimercado é preciso salientar que existe uma grande variação em seus tipos e estratégias de investimentos. Por isso, estes fundos podem apresentar maior ou menor risco.


Alguns Fundos Multimercado apresentam menor volatilidade – com comportamento aproximado aos fundos de renda fixa, enquanto há fundos deste tipo com maior volatilidade e com grau de risco mais elevado – se assemelhando ao desempenho da renda variável.


É necessário, portanto, avaliar a estratégia do Fundo Multimercado antes de tomar sua decisão de investimento.


Seja qual for o caso, os Fundos Multimercado são adequados para utilização em carteiras com objetivos de médio prazo – com horizonte entre 2 e 5 anos. Por isso, o ideal é que eles ofereçam possibilidade de liquidez no médio prazo, buscando uma rentabilidade potencialmente maior que a renda fixa – mas sem garantias.


Prazos de investimentos

Em se tratando de alocação, portanto, as aplicações nos Fundos de Renda Fixa atenderiam os objetivos de curto prazo, considerando um tempo de até 2 anos.


Os investimentos nos Fundos Multimercado, por outro lado, seriam mais adequados ao médio prazo, em um intervalo de 2 a 5 anos. E, por fim, os investimentos em Fundos de Ações poderiam ser mais indicados para prazos a partir de 5 anos – que seriam os objetivos de longo prazo.


Perfil de investidor

Além de alinhar seus objetivos e prazos adequados dos investimentos, no entanto, é importante também que essa alocação esteja alinhada ao seu Perfil de Investidor.


É possível, por exemplo, que você queira fazer uma aplicação de longo prazo, que possibilite a aplicação em Fundos de Ações. Porém, pode ser que o seu perfil enquanto investimento não lhe permita ficar confortável diante da volatilidade que esses fundos podem apresentar.


Nesses casos, mesmo que o horizonte de aplicação seja de 5 anos, 10 anos ou mais, não é aconselhável que você aplique em Fundo de Ações ou em renda variável. Nesta situação, caso você perceba que possui um perfil mais conservador, poderá optar por montar sua carteira com Fundos Multimercados e até mesmo Fundos de Renda Fixa, por exemplo.


Qual é o melhor Fundo de Investimento?

Escolher o melhor fundo de investimento para você, portanto, irá depender sempre do prazo de utilização que você determinou para aquele capital investido.


Tenha sempre em mente que o melhor fundo de investimento, portanto, será aquele que atenderá suas necessidades e que também esteja alinhado ao seu perfil de investidor.


Considerando estes pontos você conseguirá escolher o melhor fundo de investimento para você, fazendo uma escolha muito mais assertiva, pautada nas suas necessidades e nos seus objetivos individuais.



 

O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado no blog do BTG Pactual Digital, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.

bottom of page