top of page

Fundos de investimento: conheça os principais tipos e saiba como investir!


Os diferentes tipos de fundos de investimento são possibilidades interessantes para quem quer aumentar o potencial de rentabilidade da carteira. Existem alternativas para atender a perfis de investidor distintos, sem elevar o nível de complexidade dos seus aportes.


Essa é uma modalidade de investimento que reúne ativos escolhidos por um gestor qualificado, conforme a estratégia definida. Portanto, para ter tranquilidade quanto à gestão e diversificar as alternativas, essa pode ser uma boa solução.


Quer descobrir mais sobre o que são fundos de investimento, seus tipos e como investir neles? Então aproveite a leitura!


Fundo de renda fixa

Os fundos de renda fixa são compostos majoritariamente por aplicações dessa categoria. Isso inclui títulos públicos e privados, por exemplo. Por esse motivo, eles costumam ser buscados por investidores que buscam previsibilidade.


Apesar disso, os fundos dessa categoria podem trazer diferentes riscos, conforme a estratégia de alocação — o que merece atenção do investidor.


Outro ponto é que alguns fundos de renda fixa podem oferecer liquidez diária, dependendo do funcionamento. Para investir, é preciso abrir uma conta em uma instituição financeira e adquirir as cotas na plataforma oferecida.


Fundo multimercado

Os fundos de investimento multimercado têm uma variação maior de tipos de ativos e derivativos em seu portfólio. Eles não têm limitação para a composição da carteira, desde que sigam o regulamento do veículo, oferecendo mais flexibilidade à estratégia.


Essa característica faz com que os fundos multimercado tenham diferentes níveis de riscos e rentabilidade. As cotas são negociadas nas plataformas de investimento das instituições financeiras.


Fundo de ações

Já os fundos de investimento em ações (FIAs) têm em sua composição, majoritariamente, ações de companhias negociadas na bolsa de valores e ativos relacionados. Eles podem ser uma oportunidade para investir no mercado acionário com o suporte da gestão profissional.


Com relação aos riscos, eles são semelhantes aos relacionados ao investimento direto em ações, dependendo das condições do mercado, ânimo dos investidores e volatilidade. Ao contrário do que muitos imaginam, as cotas de FIAs são negociadas em plataformas de investimentos — não na bolsa.


Fundos cambiais

Os fundos cambiais têm seus aportes atrelados a moedas estrangeiras, como dólar e euro. Por esse motivo, eles podem ser usados para proteger a carteira de investimentos da desvalorização do real.


Ao adquirir suas cotas, os investidores participam dos resultados obtidos pelo fundo. Assim como as demais alternativas apresentados, as cotas são negociadas em plataformas de investimento.


Fundos imobiliários

Por fim, mais um dos tipos da lista são os fundos de investimento imobiliário (FIIs). Eles são uma maneira de acessar o mercado imobiliário sem ter que comprar um imóvel.


As cotas desse veículo são negociadas na bolsa de valores e não há garantias de ganhos. Por outro lado, existe a possibilidade de distribuição de dividendos. Em relação à liquidez, os FIIs tendem a oferecer facilidade na venda de cotas, desde que tenham outros investidores interessados.


Agora que você conhece os principais tipos de fundos de investimento, vale saber quais são os passos para investir nessa modalidade. Confira:


  • abra uma conta em uma instituição financeira;

  • identifique alternativas alinhadas aos seus objetivos e perfil;

  • leia a política do fundo, o regulamento e a lâmina;

  • avalie os riscos envolvidos;

  • conheça as taxas que podem ser cobradas;

  • estude as condições de resgate.

Conhecer os diferentes tipos de fundos de investimento abre um leque de possibilidades para sua carteira. Como você viu, essa é uma alternativa que pode contribuir com a diversificação do portfólio com suporte de uma gestão profissional.


Se você gostou de saber mais sobre o assunto, fique por dentro de outras novidades. Para isso, siga os nossos perfis no Instagram e YouTube!




bottom of page