top of page

Investir no agronegócio: conheça 4 alternativas para acessar esse setor

Atualizado: 14 de jul. de 2023



O Brasil possui uma posição privilegiada no cenário global devido à sua vasta extensão territorial, clima favorável e disponibilidade de recursos naturais. Dessa maneira, o país consegue aproveitar o cenário para fomentar a agropecuária, fortalecendo a sua posição internacional.


Você já pensou em aproveitar esse panorama favorável para investir no agronegócio? Se expor a esse setor pode ser interessante para a diversificação da sua carteira, por exemplo.


Quer saber como adotar essa estratégia? Continue a leitura e conheça 4 alternativas para diversificar o seu portfólio com o agronegócio!


Qual é o papel o agronegócio na economia brasileira?

O agronegócio desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo um dos setores mais relevantes e dinâmicos do país. Afinal, ele contribui significativamente para o PIB (Produto Interno Bruto) nacional, gerando inúmeros empregos.


Além disso, o setor do agronegócio impulsiona as exportações, fortalecendo a balança comercial do país e trazendo benefícios para a economia nacional.


Quais as vantagens de investir nesse setor?

Como você viu, o agronegócio é importante para a economia brasileira. Por essa razão, ele pode gerar diversas vantagens para o investidor. Para começar, o setor possui certa estabilidade, já que há demanda constante por alimentos e matérias-primas agrícolas.


Nesse sentido, além da necessidade nacional por produtos agropecuários, há a demanda global. O Brasil possui um forte potencial de crescimento tanto para atender ao mercado interno quanto para exportação.


Além disso, como você aprendeu, o agronegócio pode ser uma alternativa interessante para diversificar a carteira de investimentos, reduzindo os riscos associados a outros setores mais voláteis. Dessa forma, o investidor pode equilibrar seus ganhos e se proteger das oscilações econômicas.


Como investir no agronegócio? Veja 4 alternativas

Agora que você já sabe as vantagens de investir no agronegócio, é o momento de descobrir como fazer isso por meio do mercado financeiro.


Na sequência, confira 4 alternativas que permitem se expor ao setor!


1. Fiagro

O Fiagro (fundo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais) é um veículo financeiro composto pelos recursos de diversos investidores com o objetivo de investir no agronegócio. É possível adquirir cotas desse fundo, tornando-se cotista e participando proporcionalmente dos resultados obtidos.


2. LCA

As LCAs (letra de crédito do agronegócio) são títulos emitidos por bancos para captar recursos para o financiamento do agronegócio. Por serem investimentos de renda fixa, o investidor conhece a lógica de remuneração acordada.


As LCAs contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que indeniza o investidor em caso de impossibilidade de o banco arcar com o pagamento. Vale destacar que essa indenização é de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, com teto global de até R$ 1 milhão, renovável a cada 4 anos.


3. CRA

Os CRAs (certificado de recebíveis do agronegócio) são títulos de crédito lastreados em recebíveis originados de negócios do agronegócio. Dessa maneira, eles permitem que produtores rurais e empresas do setor antecipem o recebimento dos recursos.


Embora eles sejam investimentos de renda fixa, os CRAs não contam com garantia do FGC. Isso porque esses títulos são emitidos por securitizadoras que não contribuem com a entidade.


4. Ações de empresas do setor agro

As ações são a menor parte do capital social de uma empresa listada na bolsa de valores. Dessa maneira, ao comprar um papel, o investidor se torna sócio da companhia, podendo usufruir dos eventuais ganhos do negócio.


Nesse caso, é possível investir em ações de empresas do agronegócio para aproveitar o potencial de crescimento desse setor.


Ao longo deste artigo, você entendeu como investir no agronegócio pode ser uma questão a considerar na hora de montar a sua carteira. Ademais, foi possível conhecer 4 alternativas que podem dar acesso indireto a esse setor.


Além do agronegócio, os investimentos sustentáveis estão em alta. Entenda o que são e como funcionam os fundos ESG!



bottom of page