top of page

Track&Field dá 13% de desconto na ação para garantir IPO


A Track&Field teve de reduzir bem o preço que pretendia vender suas ações para estrear na B3. A faixa de preços sugerida para a ação da empresa ia de 10,65 a 14,95 reais, mas saiu em 9,25 reais. Um corte de 13% sobre o piso. A operação que movimentaria 630 milhões de reais no meio do intervalo sugerido, totalizou 523 milhões de reais com a venda de toda a oferta base mais o lote extra. Dessa forma, a companhia chegou à B3 avaliada em pouco mais do que 1,5 bilhão de reais.


Para o caixa da companhia, foram 182,4 milhões de reais e o restante foi uma venda secundária feita pelo trio de fundadores: Frederico Wagner, Ricardo Rosset e Alberto Dominguez Von Ihering Azevedo. Apesar disso, os planos da Track&Field não se modificam em nada pela redução de preço.


Fundada em 1988, a empresa não veio à B3 fazer uma oferta pública inicial, o IPO, em busca de recursos para uma forte expansão ou uma reinvenção do negócio. Nada disso. A companhia é caixa líquido. Boa parte do dinheiro da oferta primária, que vai engordar o saldo da empresa no banco, vai se converter em pagamento aos controladores. Isso porque a maior parte dos recursos será usada para pagar um dividendo declarado no ano passado.

A companhia teve receita líquida de 79,5 milhões de reais nos seis primeiros meses deste ano, com queda de 30% devido à pandemia do novo coronavírus. Em um cenário sem a covid-19, a marca vendeu um total de quase 470 milhões de reais no ano passado. Com o novo coronavírus, as vendas de janeiro a junho somaram 140 milhões de reais.


A Track&Field opera por modelo de franquia e já se espalhou por 234 lojas pelo país — 37 próprias. O objetivo do IPO é a  perpetuação do negócio, em especial porque cada um dos três sócios fundadores já tem uma longa lista de herdeiros — ainda que, por enquanto, eles sigam firmes na condução da estratégia.


Aliás, o tamanho da vontade deles de se manter à frente da operação fica claro pelo modelo societário adotado. Sem nenhuma pressão regulatória, a Track&Field escolheu listar seus papéis no Nível 2. Vendeu ações preferenciais aos investidores. Não só isso: vendeu a tal da super PN, aquela que permite uma baita alavancagem ao controlador, se ele assim desejar. Aqui, contudo, a proporção é moderada. Cada preferencial tem um dividendo que vale dez vezes mais que o da ação ordinária.




 

O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado na Exame, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.

bottom of page