top of page

Investir no exterior: conheça as vantagens de expor sua carteira ao mercado externo!


A diversificação da carteira é considerada uma estratégia eficiente para equilibrar os riscos e elevar o potencial de rentabilidade. Para isso, além de explorar as diferentes alternativas nacionais, você pode investir no exterior.


Essa é uma forma de buscar condições diferentes daquelas encontradas no Brasil, podendo representar algumas vantagens no portfólio. Mas é importante entender as regras de cada país e o funcionamento dos investimentos.


Neste artigo, você conhecerá as vantagens de investir no exterior e como colocar a proposta em prática, se ela fizer sentido em sua estratégia. Acompanhe!


Quais são as vantagens de investir no exterior?


A primeira vantagem de investir no exterior é que essa pode ser uma forma de proteger o patrimônio contra oscilações no cenário nacional. Um dos motivos é que existe uma tendência de que diferentes mercados sejam descorrelacionados.


Imagine, por exemplo, momentos em que a economia brasileira esteja enfrentando dificuldades que se refletem em quedas na bolsa de valores (B3). Nesse contexto, há uma grande possibilidade de o dólar estar valorizado. Logo, ter ativos internacionais é uma possibilidade de equilibrar a sua carteira.


Ainda, essa é uma estratégia para diversificar o portfólio e se expor a condições diferentes. Como resultado, é possível proteger a carteira diante de crises, equilibrar os resultados ou mesmo ter a oportunidade de ganhos mais elevados.


Note que ao acessar mercados mais maduros e de países desenvolvidos, os seus resultados tendem a acompanhar esse desenvolvimento econômico. O dólar, por exemplo, é uma moeda consolidada e está associada à maior economia do mundo, dos Estados Unidos.


Assim, expor a sua carteira ao seu desempenho tem o potencial de fortalecê-la. Por meio dos investimentos internacionais ou atrelados ao mercado externo, você também tem a chance de acessar as maiores empresas do mundo.


Como expor a carteira ao mercado externo?

Agora que você já sabe quais são as vantagens de investir no mercado externo, é preciso aprender a seguir a estratégia, caso ela faça sentido no seu portfólio. Isso pode ser feito pela abertura de uma conta internacional que permita operar no país em que você deseja realizar os aportes.


A partir dela, você poderá fazer as movimentações desejadas. Nesse sentido, além dos investimentos, é possível fazer outras operações financeiras, por exemplo, transferências e recebimentos.


No entanto, também existe a possibilidade de acessar os mercados de outros países de forma indireta, por meio da bolsa de valores brasileira (B3), por exemplo. Nela, você encontra alternativas com lastro internacional, mas que são negociadas no Brasil, em reais.


São exemplos de investimentos ligados ao mercado externo, aos quais você pode se expor direta ou indiretamente:


  • ações;

  • real estate investment trusts (REITs);

  • exchange traded funds (ETFs);

  • brazilian depositary receipts (BDRs);

  • fundos internacionais.

Com a leitura deste texto, você teve contato com as vantagens de investir no exterior, além de ter conhecido alternativas para globalizar a carteira pela B3. Avalie qual estratégia faz mais sentido para o seu caso e aproveite as vantagens dos investimentos internacionais.


Você precisa de ajuda para compor uma carteira de investimentos eficiente? Entre em contato com a Futureinvest e veja como a assessoria pode ajudar!


 

Para continuar se atualizando sobre o mercado financeiro, nos siga nas redes sociais e confira conteúdos exclusivos. Estamos no Instagram e YouTube!


bottom of page