top of page

Como prosperar: dicas para manter seu patrimônio em crescimento

O que você tem feito para manter o seu patrimônio em crescimento? Dizer que gostaria de enriquecer é fácil, o desafio está nas atitudes que precisamos tomar em direção a um futuro próspero.


Agora, vou lhe dar aquele “empurrão” para você conduzir o seu patrimônio a um crescimento sólido e duradouro. São iniciativas que, somadas, fazem uma enorme diferença em seu planejamento financeiro. Com elas, o seu dinheiro vai ficar mais organizado e se multiplicará com maior rapidez.


Desapegar é preciso


Você tem bens de grande valor ou bens que não são tão valiosos, mas estão sem uso?


Se a resposta é sim, vender esses bens sem uso, é uma atitude que reflete responsabilidade com as finanças. É uma decisão baseada na lógica de não deixar capital parado, ainda que seja na forma de um bem durável. Você já ouviu falar sobre minimalismo? Conheça melhor o conceito no vídeo a seguir.



A venda de produtos foi muito facilitada desde a chegada da internet. Já não existe mais a dependência de ter algum amigo ou conhecido interessado no que você tem a vender. Sites de vendas e leilões virtuais facilitam a busca por compradores para os mais diversos itens.


Nesses mercados virtuais, se você for comprar, atente apenas para comprar de vendedores bem referenciados, com boas notas e estrelas. Se for vender, só entregue depois de receber o pagamento. Esse tipo de mercado também tem fraudadores, como acontece em qualquer mercado.


Vale dizer também que pode haver um bem de consumo bastante específico do qual muita gente resiste em abrir mão. Se for o seu caso, uma troca pode valer a pena, por exemplo, trocar o automóvel por um modelo mais simples é uma iniciativa que gera mais economia do que muitos imaginam. Além da diferença de preço entre os modelos, entram na conta as reduções de gasto com combustível, seguro, IPVA entre outros.



Elevar a renda


Mas o incremento da renda ou dos recursos disponíveis não pode se dar apenas por meio da venda ou troca de bens, não é mesmo?


Elevar a renda que você consegue com o trabalho é uma das chaves para o crescimento do seu patrimônio. Por isso, é recomendável destinar uma parcela dos investimentos em cursos e especializações que vão fortalecer a sua condição profissional.


Alguns títulos acadêmicos chegam a representar um salto significativo no salário. Dessa forma, o investimento em um curso, que pode parecer alto agora, se mostrará um grande negócio mais à frente. Mas você deve pesquisar bastante o mercado para identificar os melhores cursos e instituições mais respeitadas.


O crescimento salarial é muito relevante para o desenvolvimento de um patrimônio sólido. Mas o seu tempo pode ser dividido também entre outras atividades que lhe garantam alguma remuneração complementar.


Prestar serviços em sua área profissional, por exemplo, como palestras, consultorias e workshops pode representar um incremento na renda mensal. Mais do que isso, esse movimento pode ampliar suas conexões e enriquece o seu networking. Quanto mais gente você conhecer no mercado, mais oportunidades surgirão.


Em relação ao networking, uma iniciativa válida especialmente, para profissionais liberais, é se vincular a associações de classe, que podem render indicações de trabalho.


Faxina nas contas para manter o patrimônio em crescimento


Por fim, trago uma dica essencial e de fácil implementação que ocupará apenas algumas “horinhas” em um único dia do ano: fazer a faxina nas contas, que é reservar uma data para organizar a vida financeira.


Escolha uma data para fazer isso, nesse dia, você vai revisar todos os gastos que teve no último ano para cortar as famosas “gordurinhas”. Lembre-se que um orçamento saturado é uma verdadeira âncora para segurar o crescimento do seu patrimônio.


E a faxina nas contas, por sua vez, é uma ferramenta fundamental do controle financeiro, pois possibilita uma readequação dos objetivos para o ciclo seguinte.


Minha sugestão de data: escolha o dia do seu aniversário, é a data que eu escolho para a minha faxina financeira. Uma data sem influência de outros fatores da economia, que eu considero feriado, justamente para poder cuidar de mim mesmo.



Conclusão


Manter o patrimônio em crescimento, é uma questão de disciplina e organização, mas não apenas isso. Adotar iniciativas como essas que apresentei aqui vão acelerar o processo de criação de riqueza em sua vida.


Sucesso profissional e organização financeira, caminham juntos e formam uma dupla poderosa. Afinal, enriquecer é uma questão de escolha.


Você também pode gostar: 



 

O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado no blog do BTG Pactual Digital, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.

bottom of page