top of page

Como investir em dólar: 6 alternativas do mercado


O brasileiro é muito acostumado a acompanhar as variações no câmbio do dólar. Nos últimos anos, nossa moeda vem se desvalorizando em relação à moeda norte-americana e tem se tornado cada vez mais distante a equiparação.


Com isso, alguns custos relacionados à cotação internacional se tornam mais caros. Por exemplo, os gastos em viagens, a compra de produtos importados etc. Mas você sabia que aprender como investir em dólar pode ser útil para aliviar estas desvantagens?


Além disso, os investimentos também ajudam a proteger sua carteira em períodos de queda da bolsa. Continue comigo para saber mais sobre como investir em dólar e conheça 6 alternativas disponíveis no mercado!


Vantagens de investir em dólar

Primeiro, é importante que você entenda por que é interessante investir em dólar. Muitas pessoas e empresas se beneficiam dos investimentos na moeda estrangeira como forma de equilibrar gastos que fazem no exterior. É o caso de quem quer viajar ou realizar um intercâmbio em breve.


Outro exemplo é de empresas importadoras de produtos. Como os pagamentos efetuados por elas dependem do dólar, há uma exposição de risco às variações da cotação. Aliás, de certa forma podemos dizer que todos estamos expostos a isso.


Afinal, muitos setores da economia brasileira são afetados pelo aumento do dólar — o que costuma gerar também um avanço no custo de vida geral da população. Logo, ter investimentos ligados à moeda pode ser uma forma de proteção.


Além disso, o dólar é visto como um ativo de hedge para quem tem investimentos em renda variável. O motivo é que a moeda apresenta uma correlação baixa com a bolsa de valores. Ou seja, em momentos de queda da bolsa é comum termos aumento do valor do dólar.


Como é a moeda utilizada pela maior economia mundial e tem grande força internacional, o dólar está presente nas reservas de segurança de muitos países. Consequentemente, momentos de crise aumentam a procura por ele.


Então, incluí-lo na sua carteira pode ser uma maneira de aumentar a estabilidade. Afinal, em períodos de baixa nas ações e em outros ativos, o aumento da cotação do dólar reduziria as quedas no seu portfólio.


Você também pode gostar: Comprar ou vender dólar? Eis a questão


6 alternativas para investir em dólar


Depois de saber por que o dólar pode ser um bom investimento, qual a sua opinião sobre o assunto? Há um espaço na sua carteira para investir em proteção por meio dele? Confira algumas opções pelas quais é possível fazer isso:


1. Compra de papel moeda


A primeira alternativa, na verdade, não representa um investimento de fato. Muitas pessoas adquirem o dólar fisicamente como forma de proteção, mas é importante evidenciar que a estratégia não apresenta vantagens no mercado financeiro.


Afinal, está sendo feito uma compra, e não um investimento em si. A compra do papel moeda não gera fluxo para você, não traz benefícios em relação aos juros e, portanto, não está ligada ao lucro ou ao rendimento.


Ela pode até mesmo representar custos mais altos, já que a compra se dá na cotação do dólar turismo e envolve taxas maiores do que aquelas do mercado financeiro. Também há a insegurança em relação a roubos ou furtos onde você guarda as cédulas.


A aquisição de dólares diretamente é útil apenas em situações específicas — como a de uma viagem internacional. Na ocasião, diversos turistas optam por fazer a compra antecipada para se proteger do câmbio e evitar taxas de cartões de crédito.


2. Mercado futuro


Abordando as alternativas do mercado financeiro, temos os contratos futuros de dólar como uma das maneiras de investir na moeda. No caso, não há a negociação do dólar em si, mas de contratos derivados do ativo.


O mercado futuro é complexo e apresenta riscos significativos de oscilação. Por isso, ele costuma ser bastante utilizado para atividades de especuladores. Para eles, o objetivo não seria tanto o de proteger a carteira, mas de obter ganhos com a variação das moedas.


3. Fundos cambiais


Os fundos cambiais estão entre as opções mais utilizadas por investidores que têm o intuito de proteção e estabilidade. Trata-se de fundos de investimentos focados na questão cambial. Logo, o objetivo é acompanhar moedas.


Muitos fundos cambiais têm o foco no dólar, exatamente com a função de promover segurança cambial para investidores que busquem o equilíbrio da carteira. Assim, eles são uma maneira prática de se organizar.


O investimento em fundos se dá pela compra das cotas. Você pode fazer isso diretamente na plataforma do seu banco de investimentos, observando os produtos que ele oferece. O BTG Pactual, por exemplo, apresenta fundos cambiais interessantes.


4. ETFs


Outra estratégia sobre como investir em dólar no mercado financeiro são os ETFs (Exchange Traded Fund). Eles também são um tipo de fundo de investimento — cujo foco está em acompanhar e replicar um índice econômico.


Existem vários ETFs no mercado, mas, como a intenção do investidor é aumentar sua exposição ao dólar, sua procura deve ser por algum fundo que replique um índice da bolsa internacional (como o S&P 500).


5. Ações


As ações também podem proporcionar que você tenha exposição ao dólar na sua carteira. E é possível conseguir isso sem realizar investimentos diretamente no mercado internacional (o que exigiria abertura de conta em instituição estrangeira).


Uma das maneiras de se expor ao dólar por meio de ações nacionais é comprar papéis de companhias que tenham receita ligada à moeda. Por exemplo, empresas exportadoras ou estrangeiras negociadas na bolsa brasileira.


6. Fundos de investimento


Assim como as ações, também existem fundos de investimentos com exposição ao mercado internacional. Ou seja, além dos fundos cambiais ou dos ETFs você pode conferir outros tipos que realizem investimentos atrelados ao dólar.


Considere, especialmente os fundos com estratégia multimercado. Muitos deles incluem os investimentos em dólar, em derivativos da moeda ou em ações de empresas estrangeiras no portfólio. Assim, seus ganhos também estão relacionados ao dólar.


Neste post, você entendeu a relevância de realizar escolhas para se proteger da variação cambial ou diversificar sua carteira. E descobriu como investir em dólar para estes objetivos.


Então avalie as 6 alternativas citadas e decida qual delas melhor se adéqua ao seu perfil e objetivos. Lembre-se de que é fundamental conhecer cada alternativa para analisar suas vantagens e desvantagens. Assim, fica mais fácil fazer escolhas condizentes e ter bons resultados!


Quer conhecer os produtos cambiais oferecidos ou mediados pelo BTG Pactual? Então abra sua conta no maior banco de investimentos da América Latina!



 

O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado no blog do BTG Pactual Digital, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.

bottom of page