top of page

Como acompanhar as empresas que você possui na carteira de ações?


O que vemos na literatura dos grandes investidores, e que chama a atenção, é que muitas pessoas gastam bastante energia na hora de escolher uma empresa que vai compor a sua carteira de Ações. Isso acontece tanto no momento de comprar quanto de vender os papéis.


No entanto, enquanto tem a empresa na carteira, muitos investidores não se dedicam nada ao assunto. E é justamente no período que ele é sócio que a displicência ocorre. Ou seja, é uma atitude irracional, já que devemos acompanhar os negócios dos quais somos sócios.


Em alguns casos, a falta de acompanhamento se dá por não saber como fazer isso. Então hoje eu trouxe algumas dicas para ajudá-lo. Não perca!


Siga o RI das empresas

Você sabia que as empresas possuem um departamento responsável pela comunicação com os investidores? Ele é chamado de RI (Relações com Investidores) e conta com uma equipe capacitada para tirar as dúvidas. Também é sua responsabilidade divulgar resultados financeiros e relatórios.


É obrigatório que todas as empresas de capital aberto tenham uma área de RI. Essa é uma das exigências da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para que as companhias possam comercializar as suas Ações na bolsa de valores.


Além do compartilhamento de dados, o RI deve organizar reuniões públicas com os acionistas. Para conseguir desempenhar bem a sua função, é importante que o departamento esteja integrado com outras áreas da companhia, como os departamentos jurídico, financeiro e executivo.


Assim, ele pode fornecer informações relevantes e transparentes sobre a empresa. Logo, o investidor se mantém atualizado sobre o pode influenciar nos resultados dos investimentos. Afinal, eles são sócios e têm o direito de saber como andam os negócios.


Como receber as informações?

Agora que você conhece o RI, pode se cadastrar para receber todos os informativos da empresa diretamente no seu e-mail. É possível fazer isso no próprio site da companhia, em que normalmente existe uma seção específica do departamento.


Relatórios trimestrais e comunicados recentes também podem ser consultados no site. Mas a vantagem do e-mail é que você recebe as informações de forma prática e pode acessá-las quando quiser.


Além disso, o RI permite que os acionistas entrem em contato e tirem algumas dúvidas. Isso é interessante para quem quer acompanhar a empresa que tem na carteira. Para aproveitar, basta mandar e-mail ou ligar para os profissionais que fazem parte do departamento.


Vale destacar que não é necessário ficar acompanhando tudo o que acontece com a empresa. Contudo, é útil receber as principais informações e visualizar os resultados frequentemente.


Ademais, se um dia a organização realizar uma teleconferência, por exemplo, vale a pena participar para entender como funciona. Esse é um meio para conseguir informações diretamente com a empresa.


Ative a ferramenta do Google Alerts

Você conhece o Google Alerts? A ferramenta detecta novos conteúdos indexados pelo Google, como notícias, artigos, páginas da web, posts de blogs etc. Depois, ela notifica os usuários cadastrados por e-mail.


Essa é uma opção gratuita e fácil de usar para quem quer ficar por dentro de um determinado assunto. Por esse motivo, o serviço pode ser muito interessante para os investidores que querem acompanhar as empresas que possuem na carteira de Ações.



Como criar um alerta?

O processo é bastante simples. Primeiro, faça login em sua conta do Google e acesse a página de alertas. Para criar o alerta, basta colocar o nome ou o código da empresa para receber as informações da companhia no e-mail.


É possível definir a frequência de atualização, como uma vez por dia ou por semana. Você também pode escolher o melhor horário para receber os e-mails.


O Google Alerts faz, então, uma pesquisa de tudo que saiu na internet sobre aquela empresa que você cadastrou na ferramenta. Sempre que ele encontrar alguma novidade, um e-mail é enviado e o investidor pode acompanhar a publicação.


Dessa forma, é possível saber não apenas os dados relativos às finanças, mas principalmente obter informações da própria atividade da empresa. Ou seja, você não estará limitado a saber que uma instituição é recomendada por uma análise ou que ela reportou resultados positivos, por exemplo.


Afinal, esses são os fatores financeiros básicos, que os acionistas podem obter com o cadastro no RI, como mencionei. Mas com o Google Alerts é possível ir além. Você pode ser informado que a companhia participou de um evento, que está estudando se fundir com outra, que fez determinada atitude filantrópica, que planeja desenvolver um novo projeto etc.


Essas são informações da atividade empresarial, que é o grande ponto que o investidor tem que se conectar. Quando digo isso, é pensando especialmente naqueles que têm uma cabeça de sócio (ou seja, com foco no longo prazo). E não de trader (com foco no curto prazo).



Pesquise no próprio site quem forma o conselho da empresa

Outra possibilidade para acompanhar as empresas é pesquisar no próprio site do RI como é formado o conselho e a diretoria da empresa. Na página, você pode conferir quem é o CEO (Chief Executive Officer), CFO (Chief Financial Officer) ou COO (Chief Operating Officer) da companhia.


Aproveite também para conhecer outros profissionais importantes. Inclusive, é interessante verificar se eles têm perfil em alguma rede social, como o LinkedIn – que é muito utilizado para assuntos profissionais.


Se encontrar os perfis, comece a acompanhar as postagens das pessoas. De certa forma, isso dá ao investidor ideias mais amplas de qual é o estilo da diretoria daquela empresa da qual ele é sócio.


Assim, é possível conhecer mais sobre o negócio, além de saber como ele é gerido. Os executivos podem até dar informações importantes, como trocas de equipes e planejamentos para o futuro.


Todos os pontos que apresentei ajudam a começar a entender mais sobre a empresa em si e sobre sua atividade operacional. Percebe que isso vai muito além do que apenas saber se a companhia se valorizou ou desvalorizou, sem entender por quê?


Agora você sabe como acompanhar as empresas que estão na carteira de Ações. Os fatores que apresentei trazem uma conexão entre a companhia e o investidor que se porta como sócio. Ou seja, que não tem apenas uma cabeça financista somente esperando que as Ações subam!


Gostou do assunto e quer continuar por dentro das novidades do mercado financeiro? Então siga os perfis do BTG Pactual digital nas redes sociais! O maior banco de investimentos da América Latina está no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, LinkedIn e Spotify!



 

O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado no blog do BTG Pactual Digital, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.

bottom of page