7 Motivos para investir com um Banco de Investimentos


Você já pensou em investir por meio de um Banco de Investimentos? Essa pode ser uma alternativa bastante interessante, já que consegue oferecer diversos benefícios ao investidor. Porém, ainda surgem dúvidas sobre o que é o banco de investimentos e como ele funciona.


Para avaliar a alternativa é fundamental compreender o conceito e saber como ele se diferencia dos outros tipos de bancos. Então, fica mais fácil entender os motivos que o tornam tão atrativo para os investidores.


Neste post, você aprenderá o que é um banco de investimentos e verá 7 motivos para investir por meio deste tipo de instituição financeira. Acompanhe!


O que são Bancos de Investimentos?

Os bancos são intermediários financeiros regulamentados pelo Banco Central (BC). Eles atuam mediando operações entre as empresas e pessoas que têm recursos (os investidores) com aquelas que precisam deles.


Contudo, existem diversos tipos de bancos. Os bancos de investimento são instituições privadas sob o formato de sociedade anônima. Nesse caso, a atuação é especializada em operações estruturadas para empresas. Elas podem envolver, basicamente, dois tipos de atividades.


A primeira são as participações acionárias ou societárias de caráter temporário em empresas. A segunda é o financiamento para suprimento de capital fixo ou de giro, a médio e longo prazo. Isso é feito mediante aplicação de recursos próprios ou captados com o público (investidores).


A maior diferença em relação aos bancos comuns é que o banco de investimentos não oferece serviços comerciais. Ou seja, ele não conta com depósitos à vista, transferência, pagamentos em débito, cartão de crédito, entre outros. Seu foco está, de fato, nos investimentos.


Como funciona um Banco de Investimentos?

Depois de saber o que faz Banco de Investimentos, é necessário entender como ele funciona para atingir sua finalidade. A captação de recursos não é feita com opções de curto prazo, como os depósitos. O foco são as operações de médio e longo prazo.


Dessa maneira, a captação é feita com emissão de produtos financeiros. Alguns exemplos são os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), os Recibos de Depósito Bancários (RDBs) e as Debêntures.


Além de oferecer aplicações de emissão própria, o Banco de Investimentos pode distribuir produtos de outros emissores. Outra possibilidade é a venda e administração de cotas de Fundos de Investimentos.


E quem fiscaliza os Bancos de Investimentos? Para garantir a segurança das transações, a tarefa é do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


7 Motivos para investir dinheiro por um Banco de Investimentos

Agora que você aprendeu o que é e como funciona o banco de investimento, a dúvida provavelmente é: por que investir por meio deles? A opção consegue trazer benefícios interessantes para os investidores.


Por isso, preparamos uma lista com 7 motivos para você buscar o melhor banco de investimentos para fazer seus aportes. Veja só!


1. Transparência

Os processos costumam ser mais simples e eficientes nos Banco de Investimentos, já que o foco é conquistar os investidores. A prática também faz com que eles se tornem mais transparentes.


Com plataformas desenvolvidas com foco nos investimentos, os usuários conseguem acesso fácil às informações necessárias para avaliar os produtos.


2. Expertise

Os bancos de investimento conseguem criar uma estrutura mais robusta do que as outras opções do mercado. Desse modo, é possível desenvolver maior expertise sobre o assunto, especialmente por manter o foco nos investimentos.


As atividades são desenvolvidas para obter os recursos necessários — e uma equipe qualificada — para auxiliar os investidores. Isso faz com que os bancos tenham mais solidez, capacidade e competência, diferenciais importantes na decisão de como investir.


3. Vasto leque de opções de renda fixa e renda variável

Por serem especializados em investimentos, esse tipo de banco oferece um vasto leque de alternativas para os investidores. Ele engloba os títulos de renda fixa (inclusive emitidos por outras instituições) e também possibilita acesso às operações de renda variável.


Em geral, o investidor contará com muitas possibilidades para compor uma carteira diversificada. É possível, por exemplo, encontrar investimentos voltados para os diferentes perfis.


4. Estrutura de análise

Os bancos de investimentos também oferecem uma estrutura completa de análise de investimentos. A equipe conta com analistas que ajudam na avaliação de oportunidades do mercado e criação de carteiras recomendadas.


Por exemplo, o BTG Pactual digital oferece carteiras recomendadas de Ações, Small Caps e Dividendos, além de Fundos Imobiliários. O investidor ainda tem acesso a outras análises que podem ajudar na escolha de seus ativos.


Portanto, a estrutura oferecida ajuda o investidor a tomar suas decisões de investimento com maior assertividade. Sem dúvidas, isso auxilia na composição de uma carteira que atenda aos seus objetivos de maneira mais segura.


Acesse as carteiras recomendadas gratuitas estruturadas premiado time de research do BTG Pactual.


5. Atendimento diferenciado

Os bancos de investimento oferecem também atendimento diferenciado. No BTG Pactual digital, por exemplo, você tem acesso ao Atendimento 24 horas. Não se trata apenas de um canal de suporte automático: o usuário conversa com um time preparado para atender às demandas dos clientes a qualquer hora do dia ou da noite.


Além disso, é comum que os bancos tenham assessores vinculados, prontos para prestar todo o suporte ao investidor. Sendo assim, você garante apoio para conhecer o mercado financeiro e identificar investimentos de acordo com o seu perfil.


6. Menor custo

Com a maior estrutura de atendimento e os demais diferenciais, o banco de investimento consegue trabalhar com taxas mais atrativas. Como no BTG Pactual digital, que possui taxa de corretagem zerada para alguns tipos e formas de investimentos e corretagem regressiva para outros. Além de oferecer fundos de investimentos com taxa zero de administração.


7. Segurança

Outro destaque dos bancos de investimentos é a segurança dos valores depositados. Como se trata de conta corrente, os valores em conta são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ele protege até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ por instituição financeira.


Diante de qualquer problema com o banco, como um caso de falência, o FGC garante que os seus depósitos – ou aportes em investimentos cobertos – estejam seguros. Infelizmente, a mesma regra não se aplica às corretoras de valores. Nelas, os valores que ficam em caixa não serão restituídos em caso de quebra.


Portanto, se você procura a melhor instituição para mediar seus aportes, considere o banco de investimentos. Acabamos de ver 7 motivos para aproveitar as vantagens dele. Então vale a pena considerar essa opção ao buscar suporte para conquistar seus objetivos!


Quer começar a investir com um banco de investimento? Abra uma conta no BTG Pactual digital e descubra na prática todos esses benefícios!



O conteúdo disposto neste artigo foi originalmente publicado no blog do BTG Pactual Digital, sendo toda a responsabilidade, direitos autorais e crédito devido a seus autores.